Ninguém se lembra dela, mas ela está lá o tempo todo:
a culpa. Culpa por ter comido um doce, por ter faltado a academia, ter
discutido no trabalho ou até mesmo ter passado no sinal vermelho.
A culpa é um sentimento constante
de pessoas que buscam melhorar a cada dia, mas pesquisadores descobriram que
este sentimento diz muito mais do profissional do que se imagina.
Um estudo desenvolvido por
pesquisadores da Escola de Negócios da Universidade de Stanford concluiu que a
principal característica de bons líderes é (infelizmente?) o sentimento de
culpa.
Pesquisadores analisaram grupos
de pessoas que fizeram testes de personalidade e identificaram se elas eram
mais propensas a desenvolver sentimentos de culpa ou de vergonha em situações
adversas, como derrubar vinho no tapete branco durante uma festa na casa de um
colega de trabalho.
Em seguida, desenvolveram
atividades com os grupos sem designar um líder para cada um, pedindo que os
participantes avaliassem as habilidades de liderança de cada colega. O
resultado mostrou que as pessoas identificadas como propensas a sentir culpa
eram constantemente as mesmas a assumir papéis de liderança durante as
atividades.
Curioso não? Com certeza um paradoxo.
Curioso não? Com certeza um paradoxo.
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