A religião grega era politeísta. Para os gregos, os deuses moravam no alto do monte olimpo. O principal era Zeus, rei dos deuses. Quando ocorria uma tempestade, os gregos acreditavam que o raio e os trovões era lançados por Zeus em estado de fúria.
A esposa de Zeus era a deusa Hera. Zeus ficou namorando Hera durante 300 anos, até que ela aceitou casar com ele. Hera protegia o casamento, o que era irônico, porque Zeus atraia com diversas mulheres mortais.
Poseidon era irmão de Zeus e deus dos oceanos. Foi ele que deu os cavalos de presente à humanidade. Por isso era amado pelos os gregos, que no entanto temia sua fúria, por causar furações que afundavam os navios.
Outro irmão de Zeus era Hades, o deus do mundo subterrâneo , casado com a terrível Perséfone. Quando os homens e as mulheres morriam, iam para o reino de Hades, onde se tornavam humilde sombra sem memória. Somente os grandes herói é que tinham direito a viver bem depois da morte. Rumavam para os campos Elisius.
A deusa mais querida era Palas Antena. Certo dia, Zeus teve uma terrível dor de cabeça. Abriu um enorme buraco na teste e dele saiu a Atena já adulta. Ela era a deusa da sabedoria protetora dos sábios inteligentes. Foi Atena que ensinou os homens a elaborar as leis e a fabricar azeite de oliva. Nem é preciso dizer o quanto era homenageada em Atenas.
Apolo era o deus da luz, dou uso do raciocínio claro, da harmonia, do equilíbrio e da verdade. Protegia os músicos, os médicos e os profetas. Sem dúvida o mais formoso dos deuses.
Irmã gêmea de Apolo, Ártemis era protetora dos animais jovens e dos caçadores. Quando uma mulher estava para ter um filho pedia sua proteção. Era uma excelente arqueira, e suas flechas sempre acertava o alvo.
A mais bela de todas era Afrodite, a deusa do amor onde ela pisava nascia flores e passarinhos cantavam a sua volta. Era protetora da conversa, das brincadeiras, e dos carinhos.
O deus da guerra era o terrível Ares. Seus pais, Zeus e Hera, o odiavam. Mas seu tio Hades o amava porque volta e meia estava mandando gente para o mundo subterrâneo. Os gregos o respeitavam e temiam, e jamais o cultuaram.
O mais habilidoso era Hefaísto. Era muito feio e tinha um defeito físico na perna que o impedia de andar normalmente. Em compensação, de sua oficina saiam coisas maravilhosas. Por exemplo, a primeira mulher mortal, Pandora,foi criada lá. Hefaísto ensinou artesanato aos homens.
A bela deusa Afrodite era casada com habilidoso Hefaísto. Mas a deusa do amor enganou o deus do talento. Afrodite o traiu com Ares, o deus da guerra. O casal de amantes teve vários filhos, entre eles, medo e terror.
Uma curiosa ironia estava associada a Hermes: ele era o deus dos comerciantes e... dos ladrões. Também protegia os viajantes e os escritores. Tinha asinhas nos pés e por isso podia percorrer o mundo com velocidade espantosa. Era o mensageiro dos deuses. Dioniso era um deus oposto Apolo. Enquanto Apolo era o deus da razão ( da racionalidade ), Dioniso era o deus do vinho, das festas, dos exageros, da bebedeira, da loucura, da comilança.
Dizem que todos nós somos uma mistura de Apolo e Dioniso, de equilíbrio e loucura.
Zeus
Nenhum comentário:
Postar um comentário