domingo, 12 de outubro de 2014

Curiosidades sobre gêmeos


Desde que o mundo é mundo, o nascimento de irmãos gêmeos é algo que fascina o ser humano. "Talvez por ser algo diferente ou por serem duas pessoas 'iguais' mas com vidas diferentes, isso sempre atraiu o ser humano"

Quase todo mundo conhece pelo menos um par de irmãos gêmeos, idênticos ou não.

Gêmeos idênticos são sempre do mesmo sexo e representam 1/3 das gestações gemelares. Nesse caso, provavelmente um deles será canhoto.
Estudos mostram que nas gestações univitelinas (de um óvulo só), os irmãos se tocam dentro da placenta, pois já demonstram necessidade de comunicação.

Todos os gêmeos são idênticos Mito. Apenas os que se originam do mesmo óvulo fecundado (chamados de univitelinos) são iguais e nascem com o mesmo sexo. Os gêmeos bivitelinos, originados de dois óvulos fecundados ao mesmo tempo, têm a mesma semelhança física e genética encontrada entre irmãos não gêmeos e podem ou não ser do mesmo sexo.

A maioria das mulheres que engravidam de gêmeos são altas e gordinhas e estão acima dos 35 anos e apesar de teoricamente serem genéticos não é regra que pulem uma gestação.

É nos povos africanos que as mulheres mais dão à luz gêmeos. Em algumas religiões africanas, há um mito envolvendo os gêmeos: dizem que são as crianças que escolhem suas mães e neste caso, como uma mesma mãe foi “escolhida” duas vezes ou mais, essa mulher é aplaudida na rua por pessoas que ela nem conhece. Em contrapartida os povos asiáticos são os que menos têm gêmeos.

Os genes dos gêmeos idênticos não são iguais; estudos feitos a partir dos genes de gêmeos adultos mostram que em muitos casos o DNA de um gêmeo é diferente daquele do seu irmão em vários pontos do genoma.
Esse dado é importante, pois como existem 80 pares de gêmeos idênticos de criminosos só no banco de dados do Estado da Virginia (EUA), essa questão pode ser decisiva no futuro de um ou de outro.

Outro dado importante é que para cada 400 pares de gêmeos não idênticos, um par tem dois pais diferentes, por isso…cuidado é sempre bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores