terça-feira, 18 de outubro de 2011

A mitologia imortal

       Os mitos eram uma mistura de poesia e forma de pensamento que ajudavam os gregos a compreender o universo e a condição humana. Muitas lendas da mitologia grega fascinam as pessoas de hoje em dia. Por que são tão atraentes? Será que eles falam de verdades que valem para todos os seres humanos em todas as épocas?

       Agora vamos conhecer um pouco sobre os heróis humanos da mitologia grega.

 Héracles
 
        O mais famoso herói da mitologia grega foi Héracles, a quem os romanos chamavam de Hércules. Era corajoso e sempre pronto a ajudar os que precisavam. Certa vez, duas deusas tentaram seduzi-lo: a Volúpia e a Virtude. A Volúpia prometeu uma vida de prazeres e de tranquilidade. A virtude prometeu uma vida de trabalhos  e de glorias. Pois Héracles preferiu o amor da virtude.

       Héracles viveu muitas aventuras.As mais importantes aconteceram quando ele teve de cumprir os doze trabalhos.Um dos trabalhos foi matar Hidra,um monstro com várias cabeças de serpente.Quando um cabeça era cortada, nascia outra imediatamente outra no lugar. Outro trabalho foi a limpeza do estábulo do rei augéis que tinha o gigantesco rebanho. Você pode imaginar o que tinha de fezes e de urinas acumuladas! Pois Héracles desviou o curso de rio Alfeus para que suas águas caudalosas limpassem tudo. Sua maior proeza foi descer ao Hades (Onde habitavam os espíritos dos mortos) e capturar o cão de guarda Cérberos. Com isso Héracles venceu a própria morte !


Perseus
 
       O deus Zeus disfarçou-se de chuva de ouro e fez amor com a bela Dánae, que teve um filho chamado Perseus. O grande feito de perseus foi matar a terrível medusa, uma mulher com cabeça de serpente e que transformava em pedra qualquer pessoas para que olhasse. Utilizando o espelho dado pela deusa Atena, Perseus degolou a Medusa. Depois, libertou a bela Andrômedra de um monstro marinho que petrificou ao mostra-lhe a cabeça da medusa.



 
Dáidalos e Ícaro

 
      Dáidalos ( também chamado de Dédalo ) era um grande artesão ateniense, descendente do deus Hefaísto. Era capaz de até fazer estátuas que se movia como seres humanos. Foi ele quem criou para o rei Minos o labirinto, onde ficava o minotauro. Certa vez, inventou azas feita com penas e ceras para ele e seu filho Ícaro voarem. Mas Ícaro desobedeceu ao pai e voou muito perto do sol. O calor derreteu a cera e Ícaro caiu no mar e faleceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores