terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Guerra de tróia: Lendas e poesia


         Um dia, três deuses do olimpo, lugar onde moravam as divindades gregas, disputaram para saber quem era a  mais bela: Afrodite, deusa do amor; e Hera, esposa de Zeus (principal deus). O juiz era um jovem rapaz da cidade de tróia (na Ásia Menor) chamado Páris.
         Cada uma das deusas queria ganhar a disputa. Por isso, as três ofereceram presentes a Páris. Hera, esposa de Zeus, prometeu fazer dele um rei. Atena prometeu torná-lo o mais sábio dos homens. E Afrodite prometeu-lhe a mulher mais bela do mundo. Pois é, como decidir? O poder, a inteligência  ou amor? Páris escolheu ficar com a mulher mais bela e deu a a maça para Afrodite.

         O problema é que a mulher mais bela do mundo, Helena, já era casada com Menelau, rei grego. Mesmo assim, a deusa cumpriu a promessa e ajudou Páris a ficar com Helena e levá-la para tróia.
         
         O acontecimento foi gravíssimo. Todos os chefes gregos foram solidários a Minelau. Juntaram suas tropas e rumaram para conquistar a cidade de tróia. E assim começou uma guerra que duraria dez anos.
Havia muitos heróis entre os gregos.  Guerreiros fortes, como Ajax; destemidos, como Diomedes; líderes, como o rei Agamenon (comandante dos gregosaqueus). o mais belo e mais forte de todos era Aquiles.
         
          Os deuses tinham dado duas opções para Aquiles: morrer velhinho, depois de uma vida comum,  igual a de todas as pessoas, ou morrer jovens porém coberto de glórias. Qual dos dois futuros  o nosso amigo leitor escolheria? Aquiles preferiu a vida curta mais cheia de ações memoráveis. Queria ser imortal pelos seus feitos. Lutou como um leão e matou o principal herói troiano, Heitor. Mas até mesmo Aquiles tinha seu ponto fraco: o calcanhar.  Quando ele era um bebê a mãe banhou-o no rio mágico. A Partir daí, todo seu corpo estava protegido contra qualquer ataque. O problema foi que, para mergulhar o bebê no rio, a mãe teve de segurá-los pelos calcanhares.  Pois é, o "calcanhar de Aquiles" era seu ponto fraco. Foi nele que o covarde Páris atirou uma flecha envenenada e com isso matou Aquiles, que morreu jovem, mais obteve a glória imortal!

        No final, os gregos estavam exausto. Foi quando Ulisses teve a idéia da construção de um enorme cavalo de madeira. O cavalo foi deixado de presente para os troianos, enquanto os gregos embarcavam nos navios de volta para a casa.

      “Presente de grego” é o nome que nós damos para qualquer oferta que aparentemente é o bom presente mas que, na verdade, vai nos arrebentar. Essa expressão vem desde os tempos de Homero. Os troianos, sem desconfiar de nada, pegaram o cavalo e o puseram para dentro dos muros da cidade. De madrugada todos os troianos estavam dormindo, depois de comemorar a “ fuga dos gregos”. Os gregos, que estavam escondidos dentro do monstruoso cavalo de madeira, saíram em silêncio, mataram as sentinelas e abriram o portão da cidade para entrada dos companheiros que tinham retornado. Conforme o plano de Ulisses. Assim, depois de tanto tempo, troia finalmente foi dominada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores