domingo, 16 de outubro de 2011

Por que “ O Egito é o presente do Nilo” ?


         O rio Nilo é, indiscutivelmente, o mais importante rio da África e um dos mais importante da geografia e para histórias da humanidade.
         Mais extenso rio do mundo, banha as terras da Tanzânia, Uganda, Sudão, Etiópia e Egito, em um percurso de quase 7000 quilômetros, muitos das quais em áreas desérticas, onde suas águas representam a única certeza de sobrevivência para milhares de seres humanos.
         Essa notável extensão, associada a incrível fertilidade de suas margens, ocasionada pelos depósitos de sedimentos que trás de sua nascentes, explica porque há milênios o vale do Nilo é explorado e por que em suas margens floresceu uma das mais importantes civilizações do planeta.
         Atualmente, não menos valioso que no passado pelas suas águas e pela navegação, além da sua fertilidade, é ainda aproveitado para a geração de energia hidrelétrica.
         Nas enchentes, a altura de suas águas chega a mais de sete metros. Elas inundam as planícies marginais e retornam depois de deixar sedimentos muitos férteis, que justificaram a celebre frase de Herótodo, historiador grego, nunca mais esquecidas: “ O Egito é o presente do Nilo"
 

Rio Nilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores